Universo Poético   ︎  Corporific’arte   ︎  Sobre

Epifanías Inversas
Jueves Santo - PerformanceArt
Ciudad de México
2015





“Assim, minha proposta era tentar buscar o equilíbrio entre o Sagrado e o Profano. Afinal, a partir da premissa básica do respeito, eu também entendia a Semana Santa, como um marco temporal de extrema espiritualidade. Portanto, assim se daria minha ação performática no grupo: eu, como performer, buscaria esse centro, esse ponto de equilíbrio entre luz e sombra no jogar com as alteridades.” 






“Foi chegando próximo ao zócalo que a inversão aconteceu. As ruas iam ficando cada vez mais cheias e as provocações, olhares escandalizados e celulares a postos, registrando tudo, eram cada vez maiores e mais intensos. Apesar da busca pelo equilíbrio, senti um acuamento e, ao mesmo tempo, uma grandeza tão  fortes, que o semblante de meu personagem rapidamente se modificou.”










Essa performance faz parte dos resultados da quarta edição do “Ritual Contact” ministrado por Anúk Guerrero, com a participação de Ese Chamuko.  O presente trabalho destinou-se a uma revisão abrangente dos conceitos propostos pela queretana, Anúk Guerrero, como hipótese de trabalho no campo da Performance Art desde um ponto de vista antropológico e transdisciplinar que fusiona saberes visuais, treinamento cênico e elementos ritualísticos. Tomando como ponto de partida o corpo, o tempo e o espaço de ação, bem como os fenômenos consequentes do compartilhamento da experiência entre performer e espectador. 

Entre os performers estão Anúk, Ese Chamuko, Sziah, Lynda Moore e outrsz.
Os registros são de Mario Patiño & Luis Felipe Hernández Beltrán.

SZIAH - (Vyannah - Corporific’arte, Inc) - Brasil, BSB.